Programa do Futura discute o futuro do mercado de petróleo no Brasil


“Sala de Debate” discute o futuro do mercado de petróleo no Brasil (Divulgação)


O programa “Sala Debate” desta terça (08) do canal Futura irá discutir o futuro do mercado de petróleo brasileiro. O setor chegou a ser responsável por 13% do PIB nacional em 2014 e foi um dos mais afetados pela crise econômica e política. Da queda de 3,8% do PIB, registrada no último ano, de 2% a 2,5% se deve pela crise da Petrobras e da cadeia de petróleo e gás, de acordo com a 4E Consultoria.

Algumas mudanças já estão sendo colocadas em prática, como a aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 131, que põe fim a obrigatoriedade de a Petrobras ser sócia e operadora única do pré-sal, abrindo espaço para múltiplos operadores e para a chegada de novos investimentos no setor. A lei de conteúdo nacional também é observada de perto, com possibilidade de ser atualizada para melhor atender aos interesses econômicos do setor.

O programa contará com a participação de Maria Beatriz de Albuquerque David, professora do Instituto de Economia da UERJ, e de Alfredo Renault, professor do departamento de Economia da Puc-Rio e ex-superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

O “Sala Debate” será exibido dia 08 de novembro, às 21h no canal Futura.