Dezembro: Novo filme de Claudio Assis chega ao Canal Brasil


Matheus Nachtergaele estrela “Big Jato” (Divulgação/Arthouse)


Em dezembro, o Canal Brasil traz na faixa “Seleção Brasileira”, dedicada aos mais importantes lançamentos da nossa sétima arte, o mais recente filme de Cláudio Assis. Inspirado no livro homônimo do jornalista Xico Sá, “Big Jato” segue o menino Francisco, que passa os dias a acompanhar o pai no trabalho, ou melhor, nas estradas. O homem é motorista de um caminhão-pipa utilizado para limpar as fossas da cidade sem saneamento básico. Mas o garoto está mais interessado nas ideias do tio, um artista libertário e anarquista. No elenco nomes como Matheus Nachtergaele, Rafael Nicácio, Jards Macalé e Marcelia Cartaxo. Vencedor de cinco prêmios no Festival de Brasília de 2015, incluindo melhor filme, o longa estreia dia 13 de dezembro, às 22h.

A cineasta carioca Sandra Kogut dirige “Campo Grande” (dia 06 de dezembro, às 22h). O filme conta a história de duas crianças que são deixadas em frente à portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação a não ser um pedaço de papel com o nome e endereço de Regina, a dona da casa. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-las.

O Canal Brasil também estreia “Super Nada” (dia 27 de dezembro, às 22h), que traz Marat Descartes e Denise Weinberg. Um artista de rua de São Paulo que sonha em ser um grande ator é contratado para atuar no programa semanal de seu ídolo de infância, agora um velho comediante em decadência. Mas a relação com seu ídolo não será como ele imaginava.

Chegam também a programação do canal, o inédito “Histórias de Alice” (dia 16 de dezembro, às 19h20) , um homem para superar a morte da mãe, cruza o Oceano Atlântico para encontrar as raízes ancestrais de sua família em Portugal, além de “Bruna Surfistinha” (dia 1º de dezembro, às 22h), que acompanha uma jovem que decidiu deixar a vida que sua família adotiva lhe oferecia e se tornar garota de programa e “Anita e Garibaldi” (dia 08 de dezembro, às 19h30) que conta parte da vida no Brasil do jovem Giuseppe Garibaldi.